top of page

PERÍCIA DE ENGENHARIA

aseta.png
VOLTAR
Slide4_edited.jpg
Imagem12.png
Slide4_edited.jpg
foto-pericia.png

A “perícia” é um exame técnico de caráter especializado.  Na Engenharia ela é de fundamental importância para a segurança do usuário de edificações, já que através dela é feita a prevenção de possíveis desastres.

 

Isso é feito por meio de laudos e estudos aprofundados que detectam o grau de comprometimento de estruturas. Esses laudos também apontam soluções técnicas para que eventuais problemas sejam corrigidos, visando a segurança das pessoas.

Quando é exigida a elaboração de Laudo de Perícia de Engenharia?

R: Sempre que houver sintomas aparentes de patologia (s) em uma edificação, demonstrando que algum sistema está em processo de falência, que fatalmente pode evoluir para uma situação grave, logo, nos leva à preocupação maior que é a segurança dos usuários da edificação.

 

O que vem a ser uma avaliação pericial de engenharia ?

 

Compõem o laudo técnico pericial que é o relato pormenorizado do profissional especialista designado para avaliar determinada situação de dano, centrada em suas prerrogativas de conhecimentos técnicos. O laudo deve traduzir com precisão as impressões e conclusões captadas pelo especialista, em torno do fato litigioso, por meio de mapeamento e identificação dos fatos e amparado em ensaios e projetos e documentação técnica da edificação.

 

As Normas de Engenharia prescritas pela ABNT são normas de caráter técnico obrigatório, tal qual como inferidas pela Lei do Consumidor. Identificação das Normas questionadas: “Perícias de engenharia na construção civil” – NBR 13752/1996; “Norma de Manutenção de edificações — Requisitos para o sistema de gestão de manutenção”: NBR 5674/2012; “Normas de Desempenho das edificações”: NBR 15575/2013 PARTES 1 a 5.

 

Destaca-se também como muito importante a “Norma de Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações — Requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos”: NBR: 14037/2011 Versão Corrigida:2014 – essa norma é quem define os critérios de manutenção das edificações pela criação de um manual de serviços e manutenção requeridos aos sistemas da edificação.

 

a) prevenções de perda de desempenho decorrente das ações de intervenção gerais ou pontuais nos sistemas, elementos ou componentes da edificação;

b) planejamento, projetos e análises técnicas de implicações da reforma na edificação;

c) alteração das características originais da edificação ou de suas funções;

d) descrição das características da execução das obras de reforma;

e) segurança da edificação, do entorno e de seus usuários;

f) registro documental da situação da edificação, antes da reforma, dos procedimentos utilizados e do pós-obra de reforma;

g) supervisão técnica dos processos e das obras.

A perícia é um exame técnico de caráter especializado. Na Engenharia ela é de fundamental importância para a segurança do usuário de edificações, já que através dela é feita a prevenção de possíveis desastres. Isso é feito por meio de laudos e estudos aprofundados que detectam o grau de comprometimento de estruturas.

FALE CONOSCO

TIRE SUAS DÚVIDAS, SERÁ UMA HONRA ENTENDER SEU CASO, RETORNAMOS EM ATÉ 2 HORAS!

whatsapp (5).png

WhatsApp

telefono.png

Telefone

carta.png

E-mail

bottom of page