top of page

PERÍCIA IMOBILIÁRIA

aseta.png
VOLTAR
Imagem12.png
Slide4_edited.jpg
BLOG1-1024x576.png

A Perícia Judicial Imobiliária – consiste em uma avaliação do valor real de mercado do bem e ao fim do levantamento e análise de todas as informações relacionadas ao patrimônio é expedido um Laudo Pericial que dentre as informações contidas deverá estar presente o Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica – PTAM do imóvel.

Em geral elas são utilizadas para determinar o valor de um bem ou do aluguel que se pagará por ele. Através da perícia imobiliária, que irá analisar contratos e documentos (a chamada perícia contratual) – no caso de defeitos no imóvel, a perícia patológica será a responsável pela avaliação.

 

Assim como, as perícias cautelares cuidam de questões relacionadas a situação que foi posta em pauta – pois como vimos acima, a perícia imobiliária abrange muitos fatores internos e externos do imóvel.

 

Quais as dificuldades de se fazer uma Perícia Imobiliária?

 

Uma das grandes dificuldades de se fazer uma perícia imobiliária reside no fato de que o laudo elaborado leva em consideração fatores endógenos (do imóvel e do empreendedor), fatores exógenos (relacionados a terceiros), fatores previsíveis, evitáveis e inevitáveis (por exemplo, fenômenos da natureza) e fatores funcionais (dos usuários do imóvel).

 

Por essa razão é de extrema dificuldade elaborar um laudo que seja conclusivo para ambas as partes – uma vez que, por exemplo, determinar o valor do aluguel de um imóvel a partir de fatores inevitáveis é questionável.

 

Por isso, o laudo, em geral, não se limita a descrições – embora elas sejam obrigatórias – e têm uma relação com o conhecimento do perito (em geral engenheiro), aliado à sua experiência, criatividade e talento.

 

O próprio Ibape oferece uma boa quantidade de cursos que conferem conhecimento para este profissional – afinal, imóveis são donos de uma ciência própria, que pode ser chamada de “ciência imobiliária”, cujos conhecimentos são fornecidos pela instituição.

 

Assim como a experiência vem da prática – e, claro, é preciso ética e honradez na hora de criar um laudo. Aliás, por se tratar de um trabalho que é basicamente técnico, é preciso que este documento seja didático e claro, uma vez que o usuário pode ser leigo nesta área.

 

Por isso, fotos e croquis são bem-vindos na hora de compor este documento.

 

Dessa maneira, não é preciso adivinhar que as dificuldades que envolvem o trabalho da perícia imobiliária estão intimamente relacionadas com as questões que são avaliadas – que devem ser explicadas e explicitadas de maneira clara e objetiva na hora da criação do laudo.

 

Para se avaliar o valor de um bem ou o mesmo de direito sobre ele é necessário que se faça uma perícia imobiliária, pois é somente através dela que essas questões podem ser resolvidas de maneira que ambas as partes saiam satisfeitas de um negócio.

 

Mas também, a demanda por este tipo de perícia vem de questões litigiosas, negócios e atitudes que visão a prevenção de uma das partes. Sendo assim, o campo de atuação da perícia imobiliária acaba por ser bem mais abrangente que somente a criação de um laudo que defina valores.

 

Por essa razão este serviço requer um conhecimento de suas funções aprofundados para que assim se possa tirar o máximo proveito de seus benefícios. Neste momento a presença e auxílio de um assistente técnico para sua Empresa, você pessoa física, ou grupo econômico, é de suma importância tem um técnico especialista que poderá lhe dar as diretrizes jurídicas corretas.

 

Quer saber mais sobre? O que é, o que faz e quais são as dificuldades para se fazer uma perícia imobiliária? Então sugiro que você acompanhe este artigo até o final e descubra mais sobre, para que assim não tenha mais dúvidas na hora de adquirir estes serviços.

 

O que é e para que serve a Perícia Imobiliária?

 

As questões que concernem ao serviço de perícia imobiliária estão diretamente relacionadas com fatores que dizem respeito ao próprio imóvel e ao empreendedor, questões relacionadas a terceiros, naturais e por parte dos próprios usuários do imóvel.

 

Em geral esta atividade é especialidade da engenharia – sendo que o Ibape (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia) atua abrigando-a. Vale lembrar que a demanda pode ocorrer tanto por vias legais quanto por vias privadas.

FALE CONOSCO

TIRE SUAS DÚVIDAS, SERÁ UMA HONRA ENTENDER SEU CASO, RETORNAMOS EM ATÉ 2 HORAS!

whatsapp (5).png

WhatsApp

telefono.png

Telefone

carta.png

E-mail

bottom of page