top of page

PGR 

aseta.png
VOLTAR
Slide4_edited.jpg
Imagem12.png
1f47a581181abc0d1e4ccd2efc433dce.jpg

FALE CONOSCO

PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos

O programa de gerenciamento de riscos tem como objetivo objetivo  centralizar as ações de prevenção e gerenciamento de riscos, tornando as práticas mais dinâmicas e eficazes.

Este programa visa estabelecer as disposições gerais, o campo de aplicação, os termos e as definições comuns às Normas Regulamentadoras -NR relativas a segurança e saúde no trabalho e as diretrizes e os requisitos para o gerenciamento de riscos ocupacionais e as medidas de prevenção em Segurança e Saúde no Trabalho -SST.

Neste contexto o PGR deve contemplar ou estar integrado com planos, programas e outros documentos previstos na legislação de segurança e saúde no trabalho, como PPRA, PCMSO, laudos técnicos como insalubridade e periculosidade e outros pertinentes que visem o bem estar e higiene ocupacional da Empresa.

Portanto é o conjunto de procedimentos, técnicas de gestão, métodos de avaliação, registros e controles de monitoramento e avaliação de riscos que devem ser seguidos e adotados pela empresa com o objetivo de prevenção de acidentes de trabalho em  canteiros de obras, chão de fábrica e atividades externas que requeiram avaliação consistentes de riscos e perigos das atividades, onde serão contemplados os riscos ocupacionais e suas respectivas medidas de prevenção.

Assim este programa de gerenciamento de risco deverá ser composto por duas áreas principais: inventário de riscos e plano de ações. O inventário é onde devem ser arquivadas todas as informações sobre os riscos envolvidos nas atividades da empresa, com detalhes sobre o ambiente de trabalho, os processos e as atividades realizadas. O plano de ações contemplará um roteiro bem definido das diretrizes, para que a higiene ocupacional seja aplicada de modo preventivo  nas diversas frentes de trabalho nas empresas.

Assim o PGR deverá conter de forma clara e bem definida os seguinte itens:

  1. Avaliação em campo e chão de fábrica, nas frentes de trabalho

  2. Identificação de perigos- a identificação dos perigos deve abordar os perigos externos previsíveis relacionados ao trabalho que possam afetar a saúde e segurança no trabalho 

   3. Avaliação de riscos ocupacionais

   4. A gradação da probabilidade de ocorrência das lesões ou agravos à saúde

   5. Controle dos riscos (inflamáveis, explosivos, eletricidade e radiação ionizante) – NR20

   6. Elaboração de Medidas de prevenção e Planos de ação

   7. Acompanhamento da saúde ocupacional dos trabalhadores

   8. Análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho

   9. Preparação para emergências (NR24) – Formação de Brigada de Incêndio

  10. Capacitação e treinamento em Segurança e Saúde no Trabalho (NR5, NR6, NR10, NR33 e NR35)

   11. AET – Análise Ergonômica do Trabalho e Organização do Trabalho

   12. Suporte de Assessoria/consultoria na Investigação e análise de acidentes do trabalho, com a visão neutra dos fatos e assuntos ligados a segurança do trabalho (laudos, perícias judiciais, fiscalizações), etc.

FALE CONOSCO

TIRE SUAS DÚVIDAS, SERÁ UMA HONRA ENTENDER SEU CASO, RETORNAMOS EM ATÉ 2 HORAS!

whatsapp (5).png

WhatsApp

telefono.png

Telefone

carta.png

E-mail

bottom of page